nossacasa-1985-1

Julgamento da Raça Bovina Brahman: cabanha do Sul de SC se destaca e recebe 12 premiações na AgroPonte

Home > Notícias

IMG 20240818 WA0056

Julgamento da Raça Bovina Brahman: cabanha do Sul de SC se destaca e recebe 12 premiações na AgroPonte

 

Destaque. É assim que podemos definir a Cabanha Bez Batti durante o julgamento da Raça Bovina Brahman, que ocorreu na 13ª edição da AgroPonte, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. A feira iniciou na quarta-feira, dia 14, e segue até este domingo, dia 18. O evento reúne os setores de agropecuária, agricultura familiar, indústrias e tecnologia. São mais de 250 expositores de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

 

O proprietário da Cabanha Bez Batti, Arnaldo Bez Batti, concorreu com 12 animais da Raça Bovina Brahman e faturou prêmios com todos. A sua fazenda está localizada em Imaruí. “Nós participamos do concurso com um terneiro na categoria de 8 a 12 meses, onde estiveram oito terneiros disputando. Nós conseguimos ficar em primeiro lugar, porque é um terneiro com 11 meses e ele pesou 458 quilos aqui na AgroPonte. Nós participamos também da categoria 22 a 28 meses. Nós ganhamos o segundo e o terceiro lugar. Por que nós ganhamos? Vencemos porque são novilhas especiais, são novilhas pesadas e com uma chance já de colocar em inseminação. Nós ganhamos também o primeiro lugar, uma novilha, de dois anos que pesa mais de 800 quilos e isso é inédito na raça”, conta.

 

Esta novilha de mais de 800 quilos também foi a grande campeã de todas as modalidades. “Ela foi a grande campeã da feira, então foi a melhor fêmea da AgroPonte. Ainda participamos na categoria macho de 8 a 12 meses, participamos com 3 terneiros e nós pegamos o primeiro, o terceiro e o quarto lugar. Estivemos ainda participando com dois machos na categoria de 22 a 28 meses e conquistamos o primeiro e segundo lugar. Para finalizar conseguimos ganhar também com um macho na modalidade do grande campeão. Nós ganhamos por quê? Porque é um animal mais bem feito, um animal mais pesado, um animal que caminha bem e é um animal que tem o percurso curto”, descreve.

Bez Batti explica porque seus animais foram o destaque da AgroPonte.

 

“Hoje, 80% do nosso gado é filho do Muçambé, ou seja, é inseminação. Esse touro foi campeão do mundo, é o pai desses animais que nós temos. Nós temos tido esse resultado positivo, exatamente porque nós estamos colocando nas nossas vacas a inseminação desse touro”, detalha.

 

O proprietário Cabanha Bez Batti explica que sua família atua há anos com a Raça Bovina Brahman e tem colhido os frutos. “É um trabalho que nós vamos selecionando desde 2000. Há 24 anos, nós começamos a selecionar nossas matrizes. E vamos sempre melhorar e vale ressaltar que não fazemos economia em inseminação. Nós botamos sempre a melhor inseminação em nossas vacas.

 

Julgamento

 

O julgador foi o Doutor Roberto Vilhena Vieira, com a realização da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). “Os animais devem obedecer o padrão racial da raça a ser julgada. Na AgroPonte julgaremos a raça Brahman, portanto, todos os animais devem atender o padrão racial”, frisa Vieira.

 

O julgador ainda ressalta a funcionalidade. “Os animais devem apresentar dimorfismo sexual, ou seja, fêmeas mais delicadas e femininas, já os machos com chanfro mais largo e curto, pescoço mais grosso e pregueado, narinas e boca mais amplas. Todos os animais devem ter bons aprumos, com pernas e pés de bom direcionamento e movimento, aparelho reprodutor dos machos, com bainha bem direcionados e escroto de bom tamanho e forma para a eficiente produção espermática. As fêmeas com vulva de tamanho compatível com a idade e boa forma e direcionamento. Úbere e tetos adequados”, comenta.

 

A produção de carne também é um ponto a ser valorizado. “A produção de carne, com valorização da região posterior dos animais, onde encontramos os cortes mais desejados e valorizados, como filé, contrafilé e picanha, e harmonia e equilíbrio do animal”, explica.

 

Adicionar comentário

Your email address will not be published.