nossacasa-1985-1

AgroPonte: de cerveja de pitaya à única cachaça do Brasil, visitantes encontram produtos com sabores únicos

Home > Notícias

IMG 20240816 WA0365 scaled

AgroPonte: de cerveja de pitaya à única cachaça do Brasil, visitantes encontram produtos com sabores únicos

A cidade de Criciúma está recebendo a 13ª edição da AgroPonte, feira que reúne os setores de agropecuária, agricultura familiar, indústrias e tecnologia. São mais de 250 expositores de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. No evento, que conta com 30 mil metros quadrados de área, os visitantes ainda podem conhecer as 42 cooperativas da agricultura familiar que trouxeram produtos exclusivos.

 

Participando pela primeira vez da AgroPonte, os proprietários da empresa Caminho das Pitayas, de Grão-Pará, trouxeram para a feira uma cerveja de pitaya. Além disso, eles produzem geléias e licores. “Temos dois mil pés de pitaya e 28 variedades da fruta. A cerveja é uma grande novidade na feira. Colhemos a fruta e mandamos produzir a bebida na cidade de Orleans”, conta Suzana Ferrarezi Custódio Gazinski, proprietária da empresa.

 

Suzana conta que o objetivo da criação dos produtos da pitaya era para não desperdiçar as frutas. “Queríamos aproveitar a fruta que não vai ao mercado, com isso, criamos a cerveja e o licor. Ainda temos um restaurante onde utilizamos a pitaya como base para diversas sobremesas e pratos”, relata.

 

A empreendedora frisa que esta é a primeira vez que participam da AgroPonte. “Sempre escutamos boas referências da feira e tivemos a oportunidade de participar e, por isso, viemos. Esperamos bons resultados ao final do evento”, frisa.

 

Já Valdemir Borghezan, também de Grão-Pará, é proprietário da empresa Borghezan, atua há 16 anos com a fabricação de cachaças e trouxe uma bebida única para a AgroPonte.

 

“Também trabalhamos com a linha de licores e temos 13 opções e quatro tipos de cachaça. Temos uma cachaça que só existe a nossa, pois ela é armazenada em um barril de 800 litros feito com a madeira Tajuva. Registramos a marca e só nós fabricamos a cachaça neste barril. A madeira é retirada da encosta da Serra Catarinense”, destaca.

 

Esta cachaça participou do concurso Spirits Selection, em Bruxelas, na Bélgica, e ganhou a medalha de ouro de melhor bebida, sendo este concurso o mais renomado do mundo. “Somos o único produtor no mundo a armazenar a cachaça nesta madeira, que é nativa da região. A Cachaça Tajuva tem 700ml armazenada em tonéis de tajuva por um período de dois anos. Com 40% de graduação alcoólica, é uma bebida leve, de sabor agradável, além de possuir gosto levemente adocicado, graças a madeira em que é envelhecida. O medicinal desta madeira é cicatrizante e é da família aroeiras”, acrescenta.

 

A diretora comercial da NossaCasa Feiras e Eventos e organizadora da AgroPonte, Jaqueline Backes, observou que o evento é diversificado e, por isso, recebe tanto público. “A AgroPonte possui mais de 250 expositores com diversos produtos, maquinários, animais, tecnologia, além de uma programação com palestras, seminários, rodada de negócios, entre outros eventos paralelos à feira”, afirma.

 

Ingressos

 

O acesso a Feira AgroPonte poderá ocorrer de duas formas: com os convites distribuídos pelos expositores (acesso gratuito) ou por meio da compra de ingressos nas recepções do evento ou no site (clique aqui) no valor de R$20.

 

Menores de 12 anos têm acesso gratuito a todas as áreas, desde que acompanhados pelos responsáveis. Visitantes com convite também têm acesso gratuito.

 

A meia-entrada está disponível para Estudantes (Carteira oficial da UNE, UBES, UGES. Carteira expedida por agremiação ou associação de estudantes do ensino médio ou superior), Idosos (com apresentação da Carteira de Identidade), Pessoas com deficiência (de acordo com a Lei Federal nº 13.146/2015), Professores da rede estadual (Lei Nº 16.448/2014).

 

Para quem ainda não tem convite, os ingressos custam R$ 20,00 e podem ser adquiridos na bilheteria ou no site da AgroPonte.

 

Horários da feira

Sábado, dia 17: das 10h às 22 horas

Domingo, dia 18: das 10h às 18 horas

Adicionar comentário

Your email address will not be published.