Começa hoje a 9ª Feira AgroPonte

Feira do Agronegócio e Agricultura Familiar vai até domingo, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma

O Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma, começa a receber nesta quarta-feira (14) os visitantes da 9ª AgroPonte – Feira do Agronegócio e Agricultura Familiar. Os portões serão abertos às 16h, já a Solenidade de Abertura Oficial está marcada para as 19h, no hall de entrada principal. Essa edição contará com mais de 250 estandes, entre cooperativas, associações, expositores de animais, empresas de maquinário, de tecnologia e tudo mais que envolve o mundo agro.

“Chegamos à 9ª edição da AgroPonte com conhecimento para oferecer aos visitantes os produtos e serviços que estão em destaque no agronegócio. Teremos a presença de expositores que já são sucesso desde as primeiras edições da feira, assim como algumas novidades, buscando sempre a inovação e exaltando o setor agrícola”, afirma Willi Backes, diretor da NossaCasa Feiras e Eventos, organizadora da AgroPonte.

A 9ª AgroPonte segue com sua programação até domingo (18). Nesse primeiro dia de feira a visitação encerra às 22h; na quinta e na sexta-feira o pavilhão abre às 14h e fecha às 22h; no sábado a abertura será às 10h, também com encerramento às 22h; e no domingo a visitação será das 10h às 18h. Além da Feira do Agronegócio e Agricultura Familiar, o público poderá aproveitar a 7ª Feira Exposição Estadual de Animais, a 4ª Feira Bovinos Comerciais Venda Direta e a 2ª Exposição Oficial Cavalos Crioulos.

A expectativa é de que 100 mil pessoas passem pelos cinco dias de evento, são visitantes vindos não só da região, como de toda Santa Catarina e também de estados vizinhos. A AgroPonte já se tornou referência no setor do agronegócio e é aguardada pelo público.

“São 22 mil metros quadrados de área colocados à disposição dos visitantes e os resultados são os mais variados, partindo de vendas diretas aos consumidores, como as que são realizadas pelas cooperativas de agricultura familiar, chegando a grandes negócios, como a comercialização de máquinas agrícolas”, observa Backes.

Seminários, painéis e julgamentos gratuitos

A programação da 9ª AgroPonte também conta com seminários, painéis e julgamentos de animais, todos gratuitos. O primeiro seminário será na nesta quarta-feira (14), das 10h às 16h, no Teatro Elias Angeloni, com o tema “Encontro dos Jovens Rurais do Sul Catarinense”, promovido pela Comissão Organizadora, pela Epagri e pelo Sebrae.

Na quinta-feira (15), o professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sérgio Schneider, será o convidado para o painel, que também será realizado no teatro, das 13h30min às 15h. Na sexta-feira (16) iniciam os julgamentos nos estandes construídos na área externa do pavilhão. O primeiro será dos bovinos da raça Britânica Angus, às 14h30min, e o julgador será o doutor Roberto Vilhena Vieira, especialista em qualidade e produtividade animal (confira a programação completa abaixo).

Entrada e estacionamento

Os visitantes da AgroPonte terão à disposição duas áreas de estacionamento. Uma delas é a que fica em frente ao pavilhão e a outra está localizada na Avenida Santos Dumont, em um terreno aos fundos do pavilhão. O valor do estacionamento é R$ 10.

A organização da feira e os expositores distribuíram 50 mil convites para entrada no pavilhão, mas aqueles que não possuem um podem adquirir a sua entrada por R$ 5 na bilheteria logo na entrada. Crianças menores de 12 anos de idade não pagam.

Confira a programação completa da 9ª AgroPonte:

14/08 (Quarta-feira)
10h às 16h – Seminário “Encontro dos Jovens Rurais do Sul Catarinense” (Teatro Elias Angeloni)
16h – Abertura à visitação (Pavilhão de Exposições José Ijair Conti)
19h – Solenidade oficial de abertura da 9ª AgroPonte
22h – Encerramento da visitação

15/08 (Quinta-feira)
9h às 12h – Painel “Potencialidades Regionais” (Teatro Elias Angeloni)
13h30min às 15h – Painel Sérgio Schneider, professor titular da UFRGS (Teatro Elias Angeloni)
14h – Abertura à visitação (Pavilhão de Exposições José Ijair Conti)
22h – Encerramento da visitação

16/08 (Sexta-feira)
14h – Abertura à visitação (Pavilhão de Exposições José Ijair Conti)
14h05min – Seminário “Mecanismos de Apoio à Comercialização das Operações Realizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento” – Conab/Plano Safra (Auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – Amrec)
14h30min – Julgamento Bovinos da Raça Britânica Angus, julgador doutor Roberto Vilhena Vieira (Área externa do pavilhão)
17h – Julgamento Bovinos da Raça Zebuína Brahman, julgador doutor Roberto Vilhena Vieira (Área externa do pavilhão)
22h – Encerramento da visitação

17/08 (Sábado)
9h às 12h – IV Seminário Gado de Corte – Biotécnicas da Reprodução no Melhoramento do Gado de Corte (Auditório Amrec)
9h30min – Palestra com o professor Dr. M.V. Alceu Mezzalira – CAV/UDESC/Lages com o tema “IATF Inseminação Artificial em Tempo Fixo, Transferência de Embriões” (Auditório Amrec)
10h – Abertura à visitação (Pavilhão de Exposições José Ijair Conti)
10h30min – 2ª Exposição Oficial da Raça Crioula e Julgamento Morfológico da Raça (Área externa do pavilhão)
17h – Premiação do Julgamento Morfológico dos Equinos da Raça Crioula (Área externa do pavilhão)
22h – Encerramento da visitação

18/08 (Domingo)
10h – Abertura à visitação (Pavilhão de Exposições José Ijair Conti)
18h – Encerramento da visitação