AgroPonte 2018: Oitava edição colhe os melhores resultados

AgroPonte 2018: Oitava edição colhe os melhores resultados

Recorde de público e venda reforça comprometimento com a economia através do agronegócio e da agricultura familiar

Quando o assunto é o agronegócio e a agricultura familiar Sul catarinense, a AgroPonte desponta como grande referência. Há oito anos, a feira reúne expositores de diversas regiões do país para, em cinco dias de evento, apresentar suas novidades, fazer bons negócios e consequentemente, movimentar a economia local.

Para a edição de 2018, muito além do aumento do número de visitantes, que ultrapassou de 100 mil pessoas; e o número de expositores, que chegou a 250; a feira dobrou de tamanho. Ao todo, foram 25 mil metros quadrados de exposição à disposição dos visitantes. Destes, 10 mil metros quadrados de estrutura erguida do zero, na área externa do Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma, onde ocorreu o evento.

“É com muito alegria e sensação de dever cumprido que encerramos a 8ª edição da feira AgroPonte. Todos os anos buscamos inovar e neste não poderia ter sido diferente. Ampliamos a estrutura e podemos  confirmar o quanto o Sul catarinense carece de eventos como este, que incentivam e valorizam o agronegócio e agricultura familiar da nossa região”, pontua o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e organizador da AgroPonte, Willi Backes.

Dentro da AgroPonte aconteceu ainda o 1º Julgamento de Bovinos das Raças Angus e Brahman, que contou com a avaliação minuciosa do zootecnista e jurado internacional, Roberto Vilhena Vieira; bem como a 1ª Exposição Oficial da Raça Crioula, com julgamento morfológico; a 6ª Feira Exposição Estadual de Animais e a 3ª Feira Bovinos Comerciais Venda Direta; que, assim como os demais setores do evento, alcançaram números expressivos.

Pela primeira vez participando da Agroponte, a @Garantida – Corretores de Gado trouxe para a feira uma nova modalidade de venda. “Os animais ficaram expostos nas mangueiras, e em frente colocamos todas as suas características e três valores para lance. Esse sistema de venda direta por lance desempenhou muito bem e os resultados são satisfatórios”, afirma Leonardo Camargo, sócio-proprietário da @Garantida.

Do gado rústico que estava disponível para venda, foram comercializados 12 touros reprodutores das raças Angus, Brahman, Hereford e Senepol;  e dois touros de argola das raças Hereford e Brahman. Do gado comercial, 36 novilhas foram vendidas.

“Em dois anos de @Garantida, este é o primeiro evento que participamos.

Nossas vendas costumam ser nas propriedades. Aceitamos o desafio de estar na AgroPonte e o resultado foi tão positivo, que, com certeza queremos estar em mais edições”, afirma Camargo. “Além das vendas, uma das coisas que mais chamou a nossa atenção foi a curiosidade do público. Conseguimos conversar e levar informação pra muita gente e isso é gratificante”, reforça.

Aumento de vendas

Há 15 anos no mercado, a Meta Agrícola colhe bons resultados da sua segunda participação na AgroPonte. “Já tínhamos ficado muito impressionados com a edição passada, tanto que voltamos. Mas este ano superou todas as nossas expectativas. Nossa venda, inclusive, aumentou 60% em relação ao ano passado”, analisa o gerente de máquinas da empresa, Luciano Lima.

Aumento também para os produtores da agriculta familiar. “Estamos desde a primeira edição e o que percebemos é que a cada ano melhora. A feira está cada vez mais conhecida e já faz parte do calendário de eventos da nossa região. Com relação ao ano passado, vendemos o dobro. Com certeza nossa presença já está confirmada para a próxima edição”, afirma a proprietária da Delícias do Campo; que faz parte da Cooperativa Nosso Fruto, Jerusa Dal Molin.

9ª edição com data marcada

E para quem pensa que agora é hora de descansar, Wili Backes mostra outra realidade. “Um evento desta dimensão é pensado por muito tempo. Até porque, para manter nossa inovação e surpreender novamente no próximo ano, é preciso trabalhar duro e acreditar da força do agronegócio e da agricultura familiar do nosso Sul do estado”, conclui.

A 9ª edição da feira AgroPonte deve ocorrer, como já de costume, na segunda quinzena do mês de agosto, portanto, de 21 a 25 de agosto de 2019